quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

ATIVIDADE 05

"A gestão implica um ou mais interlocutores com os quais se dialoga pela arte de interrogar e pela paciência em buscar respostas que possam auxiliar no governo da educação, segundo a justiça. Nesta perspectiva, a gestão implica o diálogo como forma superior de encontro das pessoas e solução dos conflitos."
"Na educação assim como em outras áreas uma gestão democrática está relacionada a participação social através de bebates e trocas de idéias de uma maneira agradável buscando formulação de políticas educacionais que levem a um planejamento na tomada de decisões, uma definição de como usar os recursos e das principais necessidades de investimento, participando também na execução das decisões e avaliação da escola e da política educacional. Proporcionando com isso a transformação da sociedade e da escola, através da participação e construção da autonomia e da cidadania com base no diálogo para solucionar conflitos e na participação efetiva na execução das decisões, pois de nada adianta tomar decisões e nao pô-las em prática. Portanto gestão democratica além de diálogo é efetivação do conjunto como um todo."

3 comentários:

Daiane M. disse...

Verdade Re, a participação social só se realiza através dessas trocas. Espero que possamos estar sempre trocando, néh

Bjs

JACIRA DE AVILA disse...

O objetivo da Gestão Democrática Escolar é integrar todos os membros da comunidade escolar, efetivando sua participação política na gestão, ou seja, dando a eles responsabilidades e poderes que antes eram limitados exclusivamente aos gestores.
Concordo contigo quando mencionou que não adianta somente ficar no diálogo, tem que ser efetivado o que foi dito, pois, não adianta apenas falar, o importante é agir!

Juciane disse...

Rejane, você usou três palavras que praticamente definem a Gestão Democrática: PLANEJAMENTO, DISCUSSÃO E DECISÃO.

Assine este Livro de Visitas!